Roteiro e Arte: Paul Kirchner
A Lenda das Quatro Sombras foi originalmente publicada em capítulos entre os números 1 e 9 da revista Zona 84, lançada pela Toutain Editor a partir de dezembro de 1984. A série foi escolhida como um dos carros-chefe do lançamento da revista, criada para suceder a mítica 1984 e reconquistar o mercado de HQs espanhol em um momento de retração. Apesar da recepção positiva, a obra passou anos fora de circulação e só voltaria a ser publicada em volume integral pela Glénat em 2009, na Espanha — e antes disso, em 1987, em edição encadernada na Alemanha.
Ainda assim, permaneceu como uma das obras menos conhecidas de seus autores, embora tenha sido reconhecida por críticos como o ponto mais maduro da carreira de Fernández. Seu retorno é um resgate necessário.
Três homens falidos — um rei sem reino, um poeta sem inspiração e um sacerdote que perdeu a fé — são reunidos por uma figura sombria chamada “o que corrói”, em busca de três objetos mágicos que representam coragem, criação e transcendência.
Nessa fábula de horror e fantasia, Carlos Trillo constrói uma narrativa cheia de símbolos, que remete aos contos de fadas medievais e à literatura mitopoética, enquanto Fernández cria atmosferas densas com seu domínio absoluto da pintura e da composição.
A tradução é de Elisa Menezes.
A Lenda das Quatro Sombras
Gênero: Fantasia
Nº de Páginas: 72
Formato: 21,6 x 27,6 cm
Capa: Dura
Miolo: Offset 115g, colorido
Tradução: Elisa Menezes